Em 1976, escreveu "Tiki", uma série para "Il Giornalino" e, em 1977, cria, junto com o desenhista Ivo Milazzo, o personagem de aventura Ken Parker, um de seus personagens de maior sucesso, publicado pela Editoriale Cepim até 1984, depois pela Orient Express e Comic Art, de 1984 a 1988, e, finalmente, através da Ken Parker Magazine, a partir de junho de 1992.
Ainda em 1977, para Ivo Milazzo e Renzo Callegari, escreveu "Welcome to Springville", série publicada na Skorpio e reunida em volumes pela Edizioni L'Isola Trovata. Depois, em parceria com Milazzo, realizou "L’Uomo delle Filippine", para a coleção Un Uomo un'Avventura, e criou o personagem detetivesco Marvin, publicado pela Orient Express em 1983 e depois, na série I Protagonisti, da Edizioni L'Isola Trovata.
Em 1986 escreveu alguns episódios de "Sherlock Holmes", ilustrados por Giorgio Trevisan na revista "L'Eternauta", e, posteriormente, reunidos em um único volume pela Edizioni L'Isola Trovata.
Em 1991 colaborou com Sergio Bonelli e escreveu a espetacular aventura "Oklahoma!", uma história que conta a curiosa corrida para a colonização do Estado de Oklahoma, publicada no Brasil na edição comemorativa TEX-300.
Escreveu também um episódio para Nick Raider (o numero 18 da série italiana, com título "Mosaico per un delitto") Teve também participação em "Fantasticheria" e "Luci e ombre". Depois de ter dado vida a "Tom’s Bar" e a "Giuli Bai & Co.", em 1989 é um dos fundadores da Parker Editore, a qual republicaria antigos episódios de Ken Parker e publicaria novos episódios na série "Ken Parker Magazine".
A partir de outubro de 1998, Berardi cria Julia, uma nova publicação mensal da Sergio Bonelli Editore. Giancarlo Berardi produz roteiros quase sempre desenhados por Ivo Milazzo. Em 1993 recebeu o prêmio de melhor roteirista na Itália.
Fonte: Portal Texbr - http://www.texbr.com/index.html
Por Ilson Nogueira Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário